quinta-feira, 14 de abril de 2011

Gifs Sobre A volta to Titanic





a noite do dia 14 de abril, o comandante Smith já tinha ido dormir e pedira ao 1º oficial, William Murdoch, que assumisse o seu posto e o avisasse de qualquer imprevisto que ocorresse. Por volta de 23h40, o sino do cesto dos vigias tocou três vezes, indicando que algo estava no caminho do Titanic. Murdoch conseguiu ver que surgia à frente do navio uma massa escura de gelo. A ordem foi que se virasse ao máximo a estibordo e se fizesse marcha à ré a toda potência. Entretanto, a medida não foi suficiente para evitar o encontro entre o barco e o iceberg. Parte da massa de gelo arranhou o casco da embarcação sob a linha de água, abrindo pequenos cortes e buracos em seis compartimentos estaques da proa, que foram invadidos pela água.





De acordo com os sobreviventes, assim que todos os botes foram baixados ao mar, uma estranha calma percorreu os decks. Às 2h15, a água havia atingido o nível da primeira chaminé. Estalos e ruídos se seguiram. A luz do navio começou a tremeluzir e finalmente se apagou. A popa do navio se inclinou em um ângulo de 45 graus. O peso enorme e crítico no ponto entre a terceira e a quarta chaminés foi o golpe de misericórdia: o navio se partiu, logo abaixo da metade.
Puxada para dentro da água, a parte maior que restou elevou-se novamente, a 75 metros de altura, e então o navio impossível de ser afundado finalmente soçobrou.
Apesar de algumas centenas de lugares teoricamente estarem disponíveis, as pessoas nos botes remaram para longe dos que gritavam por ajuda dentro da água gélida, com medo de que os barcos ficassem superlotados se muitas pessoas tentassem subir a bordo. Apenas o bote salva-vidas número 4 retornou e recolheu cinco pessoas que flutuavam na água, duas delas iriam morrer dentro do barco.





A essa altura, os próprios botes não estavam fora de perigo. Algumas pessoas estavam feridas, e outras sofriam com o frio em roupas inadequadas. Quando a ajuda chegaria? Quem iria resgatar as vítimas do naufrágio?
O transatlântico mais próximo do Titanci era o navio da Cunard, o Carpathia, que havia partido de Nova York para Gibraltar no dia 11 de abril de 1912. Ele mudou seu curso imediatamente ao receber o primeiro pedido de socorro, e se dirigiu diretamente ao local do acidente. Ele levou quatro horas para chegar lá, apesar do capitão ter ordenado imediatamente que o navio prosseguisse a toda velocidade.
Felizmente, o Carpathia, que costumava ficar lotado de imigrantes, não estava carregado em sua capacidade máxima, e pôde socorrer todos os sobreviventes do Titanic. Entre 4h14 e 8h30, 315 mulheres, 52 crianças e 126 homens, registrados como passageiros, e 210 membros da tripulação foram trazidos a bordo.






Após 24 horas do Titanic ter afundando os proprietários do navio, estavam apressando-se para enviar uma equipe de marinheiros canadense para o local do naufrágio para recuperar todos os corpos que ainda flutuavam nas ondas geladas. O esforço de recuperação foi lançado no dia 17 de abril de 1912 a partir de Halifax, no Canadá, uma vez que era o porto mais próximo do local onde o navio afundou. Os restos mortais de 150 almas perdidas que foram recuperados encontram-se agora em Fairview Lawn Cemetery, Nova Scotia, embora, infelizmente, muitos não foram identificados, seus túmulos receberam apenas uma numeração.













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